Novo Degase Governador inaugura oficinas


O governador Sérgio Cabral inaugura, nesta quarta-feira (14/10), as novas oficinas de moda, informática, gastronomia, mecânica automotiva, cabeleireiro e manicure do Centro de Capacitação Profissional (Cecap). A unidade fica na Ilha do Governador e é uma das mais importantes do sistema socioeducativo. Na solenidade, o governador estará acompanhado pela secretária de Educação, Tereza Porto, e pelo diretor do Novo Degase, Alexandre Azevedo.

Após visitar as oficinas, o governador dará início à solenidade na quadra do Cecap. Além das oficinas, a unidade abriga também a Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel) e a Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire, voltada para a capacitação dos servidores do órgão. A solenidade acontece às 16h.

Uma das oficinas entregues pelo governador será a do projeto Liberdade Digital, que com a reforma, o Liberdade Digital passou a ocupar espaço maior, dividido em quatro salas nas quais funcionam os cursos de informática básica e avançada – cada uma com dez microcomputadores e duas impressoras - montagem e manutenção de micros e, ainda, reciclagem de cartuchos de impressão.

O projeto Mãos do Futuro, com oficinas de assistente de cabeleireiro e manicure, é o chamado Espaço Werner, onde meninas do Educandário Santos Dumont e do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) Ricardo de Albuquerque, o Criaad-Menina, dão os primeiros passos no aprendizado dos cuidados da beleza, pelas mãos do conhecido coiffeur Rudi Werner. Além de atender as meninas do sistema socioeducativo, o espaço também será usado na formação profissional dos familiares dos adolescentes, que terão o benefício do Riocard, graças à parceria com o RIOSOLIDARIO – Obra Social do Rio de Janeiro.

As oficinas de mecânica automotiva e de gastronomia, que também serão entregues pelo governador, integram o projeto Aprendizes da Liberdade, resultante da parceria com a Firjan/Senai e a Masan Comercial e Distribuidora/Senai. Na primeira delas, os meninos aprendem tudo sobre mecânica de automóveis; e na de gastronomia, os cursos são de auxiliar de cozinha industrial e estoquista. Esses cursos são frequentados por meninos de internação e semiliberdade, mas só os adolescentes desta têm bolsa-auxílio, cartão Riocard e cesta básica. O diferencial da oficina de gastronomia é que os jovens que terminarem os cursos têm possibilidade de serem aproveitados pela Masan.

O projeto Laços – Oficina de Moda, que também faz parte do pacote de inaugurações, funciona em um ateliê destinado a absorver todas as atividades ligadas a arte, como artesanato, pintura e perfumaria, entre outras. Destinado a atender familiares dos jovens, o projeto tem como principal característica possibilitar a geração de renda.

Também serão entregues na ocasião as melhorias no espaço destinado à Sala de Leitura Guilherme Fiúza, agora climatizada e com um acervo maior, com aproximadamente 1.200 títulos.

Fonte: Ascom do Novo Degase

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desmascara quadrilha que furtava veículos em hospitais em SP